MASSA MUSCULAR: SAIBA A IMPORTÂNCIA DELA NO ESPORTE E NA SAÚDE

In FITNESS

A perda de massa muscular pode trazer diversos problemas de saúde

Neste mês de setembro é comemorado o Dia do Nutrólogo. Essa área da medicina estuda a relação da alimentação com o corpo humano e se responsabiliza pelo diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas à falta ou excesso de nutrientes.

No podcast Nutrologia em Pauta, disponível no Spotify, a médica nutróloga Dra. Andrea Pereira, do Hospital Albert Einstein, traz episódios com participações de outros profissionais da saúde que discutem de forma clara e objetiva os mais diversos temas da área, entre eles dois episódios completos que explicam com detalhes o que é a nutrologia.

É importante ressaltar que uma boa qualidade de vida vem da combinação de hábitos saudáveis tanto na alimentação como na prática de exercícios físicos. Eles são essenciais para a formação da massa muscular, peça-chave no bom funcionamento do organismo.

A massa muscular é responsável por 60% das reservas de proteína do corpo humano e é muito usada pelas células do sistema imunológico, portanto, quando reduzida, está associada a uma maior suscetibilidade a infecções. Devido ao envelhecimento da população mundial, a importância da massa muscular na saúde e no esporte tem sido cada vez mais discutida nos últimos anos. Esse, inclusive, será o tema da live que acontece no dia 21 deste mês, no perfil do Instagram da Dra. Andrea (@dra.andrea.nutrologia) com Claudio Lira, especialista em Fisiologia do Exercício e a também nutróloga Juliana Machado.

“Para a prática esportiva e realização de nossas atividades diárias, uma boa musculatura nos garante um melhor rendimento. A sua manutenção ou aumento deve-se a uma combinação de boa nutrição e prática regular de atividade física. Logo, não adianta fazer exercício regular e não se alimentar adequadamente e vice-versa”, explica a Dra. Andrea Pereira.

Mulheres, diabéticos, obesos e idosos fazem parte do grupo de risco para uma maior tendência à perda de massa muscular, principalmente quando estão doentes. A partir dos 30 anos de idade passa a acontecer a perda de fibras musculares dentro do processo de envelhecimento. E essa perda se acentua a cada década de vida, sendo muito maior após os 60 anos.

“Quando essa perda é maior do que o esperado para o envelhecimento e associa-se à perda de funcionalidade, chamamos de sarcopenia. A sarcopenia piora o prognóstico e o resultado do tratamento de várias doenças, tais como, câncer, diabetes, problemas renais e ortopédicos, entre outros. Além disso, piora o resultado de cirurgias relacionando-se a mais infecções, fístulas, dias de internação e óbitos”, completa a nutróloga.

Por isso, a grande importância do cuidado com os músculos, já que eles atribuem uma melhor imunidade, resposta a tratamentos, prognóstico e uma longevidade com qualidade de vida e independência.

 

 

 

Sobre Dra. Andrea Pereira | @dra.andrea.nutrologia

 

 

Médica nutróloga, Dra. Andrea Pereira tem Doutorado pela Endocrinologia da UNIFESP em Obesidade e Cirurgia Bariátrica, Pós-Doutorado concluído pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa e outro em andamento na Medicina Esportiva da USP. Ela é também médica nutróloga do Departamento de Oncologia e Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein, além de presidente e cofundadora da ONG Obesidade Brasil.

Dra. Andrea é membro da Comunidade Canadense de Terapia Nutricional, membro do Núcleo de Saúde Alimentar da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e membro do Núcleo de Cuidado Paliativo e Suporte da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica. No consultório, atende casos de Nutrologia Esportiva, Geriátrica, Oncológica, Hospitalar, Obesidade, Gestantes e Preventiva.

Currículo completo em: https://www.draandreanutrologia.com.br/curr%C3%ADculo
Podcast no Spotify: Nutrologia em Pauta

 

 

Karine Bastida – 2B Press

You may also read!

Chef de cozinha, Ingrid Cruz lança ensaio nu para a revista Sexy: “experiência libertadora”

Com a presença de VIPs e imprensa, a chef de cozinha Ingrid Cruz, 40 anos, promoveu um coquetel em

Read More...

Influencer Alyne Lary é a primeira grávida a ser capa da revista Sexy: “mais sensual”

A revista Sexy decidiu causar e anunciou uma grávida na sua capa especial de outubro. A influencer e modelo

Read More...

Depois de ser deportada sem motivo, influencer Grazi Mourão curte férias em Cancún e exibe corpão de biquíni

Grazi Mourão finalmente conseguiu desembarcar no México para uns dias de puro relax. Curtindo sol e praia, ela exibiu

Read More...

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.

Mobile Sliding Menu