Professor de Educação Física Bruno Sapo lista 5 razões para você fugir dos treinos que vendem resultados milagrosos na Quarentena

In FITNESS

‘Estética é o objetivo certo para o momento?’, questiona o Especialista em Treinamento Desportivo e mestre em Gerenciamento Esportivo, um dos pioneiros dos treinamentos funcionais no Brasil

 

Por estimular o sistema imunológico e contribuir para o foco da saúde mental, os exercícios físicos se tornam ainda mais importantes em tempos de pandemia. Em um período tão delicado quanto o que temos vivido, a ansiedade e a auto cobrança por produtividade aumentam na quarentena e podem nos fazer cair em ciladas.

 

O Professor de Educação Física Bruno Sapo, Especialista em Treinamento Desportivo e mestre em Gerenciamento Esportivo, faz um alerta para que as pessoas tomem cuidado na hora de escolherem treinos para fazerem em casa e lista 5 razões para fugirmos dos que vendem resultados milagrosos.

 

 “Tanto na quarentena, como na vida ‘normal’ que há de voltar, tenha em mente que não existem milagres. Além do mais, nesse período de isolamento o foco deve ser ainda mais sua saúde. Não vai ser um batom que vai te emagrecer, ou um gel que vai te fazer queimar gordura”, afirma Bruno.

 

1) Segurança

Na ânsia de adaptar treinos com coisas que todos tenham em casa e vender o melhor treino para a quarentena, alguns exercícios foram “inventados”. Como por exemplo, fazer Barra Fixa / Pull-Up, na porta. A porta pode cair, você se machucar, ter que ir para o hospital e aumentar a probabilidade de contaminação por algo que poderia ser evitado. Todo exercício tem seu risco, uns mais, outros menos, opte pelos mais seguros principalmente no momento que estamos vivendo.

 

2) Estética é o objetivo certo para o momento?

Estamos vivendo uma pandemia e a atividade física é sim essencial. No entanto, o objetivo para esse momento é, ou deveria ser, a melhora do sistema imunológico, a diminuição da probabilidade de sintomas mais fortes do COVID-19, o fator benéfico psicológico que a atividade física trás, entre outros. Ao ficarmos em casa nos movimentamos menos que a rotina habitual e a tendência é um ligeiro ganho de peso e/ou perda de capacidade cardio respiratória, e nisso o exercício pode ajudar. Entrar em um programa de perda de peso agora, pode causar um estresse desnecessário no sistema, trazendo assim mais malefícios do que benefícios. Priorize a sua saúde.

 

3) Quem é o profissional?

Na onda de vender a qualquer custo, muitos enganadores e enganadoras estão vendendo treinos sem ao menos serem formados em Educação Física. Procure saber quem é o profissional que você está pretendendo fazer o treino. Essa pessoa é pelo menos é formada? Um simples “google” no site no Conselho Regional de Educação Física (CREF) já minimiza possíveis imprevistos futuros. Tem formação? Ótimo! É o mínimo, consulte amigos, busque mais informações, você estará entregando o seu corpo a uma pessoa, vale pesquisar antes de confiar.

 

 

4) Continuidade

Emagrecimento, ganho de força, massa muscular, são resultados de um processo de mudança de hábitos e comportamentos. Não vai ser de um dia pra outro que A vai emagrecer ou B vai ficar forte. Procurar por atalhos é uma tendência geral, mas infelizmente não existem, e o desespero de ver o corpo conquistado indo embora na quarentena pode potencializar essa tendência.

 

Quanto maior for a mudança, sem que os hábitos mudem de verdade, maior será a probabilidade do rebote. Sabe o efeito sanfona? Exatamente. Ficou 1 mês comendo sopa, emagreceu tudo que podia -inclusive perdendo massa magra, o que pode ser prejudicial dependendo da quantidade-, mas depois não aguenta a rotina, volta a comer de forma a compensar o tempo perdido e volta a engordar.

 

Ou então, começa a fazer todos os exercícios possíveis, treina 3hs por dia na primeira semana, 2hs na segunda, 1h na terceira, na quarta quando aparece tempo no final do mês e no mês seguinte já não vai mais.

 

5) Comprovação

 

Grande parte dos treinos que vendem resultados milagrosos não são comprovados, e buscam apelar para a dor da maioria das pessoas.

Exemplo:

Dor: “Não tenho tempo”

Objetivo: “Emagrecer”

Essa pessoa vai comprar o produto “perca 7kg por semana com 6 minutos de treino diários”.

Sendo que, mesmo que o objetivo dessa pessoa seja o emagrecimento, seria impossível a perda de peso saudável em tão curto espaço de tempo. Além do que, quanto mais os treinos são curtos, mais intensos serão. Será mesmo que alguém que acredita que tenha 7kg para perder por semana, treinando 6 minutos, conseguiria realizar tal treino? Ou tentaria 2 dias, se frustraria e iria parar mais uma vez pensando que atividade física não é para ela.

 

Conclusão

Tanto na quarentena, como na vida “normal” que há de voltar, tenha em mente que não existem milagres. Além do mais, nesse período de isolamento o foco deve ser ainda mais sua saúde. Não vai ser um batom que vai te emagrecer, ou um gel que vai te fazer queimar gordura. Quer resultados? Procure um(a) Profissional de Educação Física capacitado(a), siga o plano e acredite no processo.

 

Sobre Bruno Rosa Sapo

 

Ex-atleta profissional de Futebol Americano – onde jogou no Vasco, Fluminense, Flamengo e seleção carioca e brasileira – é um dos pioneiros do treino funcional. É criador do icônico ‘Treino do Sapo’, treinamento físico de alta intensidade baseado no futebol americano. 

 

Professor de Educação Física, Personal Trainer, Especialista em Treinamento Desportivo, Mestre em Gerenciamento Esportivo, ele é também comentarista da Liga Brasileira de Futebol Americano, instrutor de CrossFit. 

 

Mais informações sobre Bruno Rosa

www.instagram.com/brunorosa.sapo

 

Informações para a imprensa:

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