Como preparar o corpo para a volta à normalidade?

In FITNESS

A alimentação correta auxilia no retorno às atividades físicas com menos impacto

O isolamento social trouxe uma repentina mudança na rotina de milhões de pessoas no mundo todo, e isso influencia no funcionamento do nosso corpo em diversos aspectos. Os que já tinham hábito de se exercitar, muitos buscam fazer atividades em casa, o que não exclui a premissa de que as coisas mudaram.

Como explica a nutricionista clínica e esportiva da Cia Athletica – Unidade MorumbiShopping, Keli Pittner, o isolamento social faz com que as pessoas tenham um gasto energético reduzido. Além de academias fechadas, não há mais o hábito de sair de casa todos os dias, andar pelas ruas, subir escadas, por exemplo. “Outra variável nesta nova rotina é o possível aparecimento de uma compulsão alimentar, partindo de uma ansiedade e tempo ocioso. A quarentena pode fazer com que busquemos mais vezes alimentos ricos em açúcar e gordura, para trazer sensação imediata de bem-estar”, explica.

No entanto, os praticantes assíduos de exercícios e que mantinham uma dieta balanceada para ampliar os resultados dos treinos precisam dobrar a atenção com a alimentação.

Aos amantes de corrida, exercícios aeróbicos e de fortalecimento vão ajudar no desempenho físico do corredor neste momento restritivo, mantendo-se um gasto calórico adequado, juntamente com uma alimentação balanceada rica em verduras, frutas, proteínas, carboidratos bons, aliada à hidratação adequada. Assim, será possível retornar bem para os treinos, sem retrocessos. No momento do retorno é muito importante uma nova avaliação nutricional para adaptação à nova rotina.

Para os que buscam a hipertrofia (ganho de massa muscular), é importante manter os exercícios adaptados juntamente com o professor. O corpo se adaptará ao novo estímulo e ajudará no retorno com menos impacto. “Agora é o momento de nutrir o organismo, evitar dietas restritivas e aumentar o consumo de proteínas, carboidratos e gorduras de boa qualidade, aumentar as fontes de micronutrientes e adequar o horário e qualidade do sono”, aponta Pittner.

Uma boa alimentação é imprescindível para qualquer fase da nossa vida, seja para os entusiastas de exercícios ou não. Portanto, confira 5 dicas para fazer dela mais uma aliada em sua quarentena.

1 – Evite alimentos industrializados

Parece uma dica óbvia, mas não é. De acordo com a nutricionista, este momento de isolamento social pode desenvolver transtornos de ansiedade, que acaba gerando episódios de compulsão alimentar e desejos por doces e alimentos gordurosos, trazendo aquela sensação do prazer momentâneo. “É normal se apegar à prática, ainda mais que estamos em um momento delicado nunca vivido antes. Para ajudar na disciplina, elimine do armário biscoitos recheados, salgadinhos, chocolates gordurosos e alimentos processados. Eles podem salvar a fome pela praticidade, mas tem pouco valor nutritivo”, explica.

2 – Seja rigoroso com a rotina

Estabelecer horários para esta nova rotina permitirá que não haja alterações no ciclo circadiano, aquele que rege todas nossas alterações metabólicas. “Ao manter nosso metabolismo regulado, mantemos os níveis hormonais sem alterações significativas. Assim é possível garantir um nível de saúde adequado neste momento”.

Para ajudar na disciplina, estabeleça horários para: acordar, tomar o café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Vale a pena também estabelecer horários das outras atividades, como trabalhar, fazer exercícios físicos, conversar com alguém pelo telefone. Tentar ‘imitar’ a rotina anterior pode ajudar.

3 – Aposte nos alimentos ricos em fibras

É fundamental entender que é necessário se adequar a um novo valor energético através da alimentação. De fato, ficando em casa em tempo integral, gasta-se menos energia, então é preciso compensar na quantidade de energia ingerida. “É importante deixar claro que nenhum alimento substitui a atividade física, mesmo que alguns possuam características termogênicas. Nesta readequação é importante aumentar o consumo de fibras, pois traz mais saciedade, auxiliando na disciplina com os horários das refeições”.

4 – Hidrate-se

Qualquer alimentação extremamente balanceada cai por terra se não há hidratação adequada. Ela é a principal aliada no bom funcionamento do intestino e na sensação de saciedade. Com isso, fica muito mais fácil seguir a rotina de alimentação pré-estabelecida e evitar que recorramos aos petiscos entre uma refeição e outra. O ideal é tomar de dois a três litros de água por dia. “A hidratação é de suma importância para a preservação do sistema imunológico, que precisa estar mais do que ativo neste momento de pandemia”.

5 – Durma bem

A privação de sono dificulta o ganho de massa muscular. Para manter o corpo e mente descansados, o ideal é dormir no mínimo 7 horas por dia. Além disso, o sono deve ser de qualidade, para garantir que seja reparador.

Para não parar de se exercitar mesmo na quarentena, a Cia Athletica disponibilizou no seu canal oficial do YouTube aulas exclusivas de diversas modalidades. Basta acessar:
http://www.youtube.com/user/CiaAthleticaOficial/videos.

Sobre a Companhia Athletica

A Companhia Athletica está presente no mercado há mais de 30 anos e conta com 17 unidades em operação. Entre as unidades mais recentes estão a de Recife, no RioMar Shopping, e a segunda de Ribeirão Preto, no RibeirãoShopping. É a primeira rede de academias a funcionar aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal e Ano Novo), e oferece um dos maiores parques aquáticos do Brasil, com 25 piscinas, sendo 13 semiolímpicas. Juntas, as unidades somam mais de 70 mil metros quadrados de área construída de academia, fora estacionamentos.

Todos os treinos montados na Cia Athletica são específicos e direcionados ao objetivo do aluno. Isso porque, antes de iniciar os treinos, o aluno tem três agendamentos individualizados com os professores, justamente para conhecer melhor seus objetivos e condições físicas e poder montar algo bem individualizado. Também desenvolveu o sistema CiaOn que atrela o fator humano à tecnologia.

O método ajuda os alunos a atingirem seus objetivos de forma organizada e motivadora, dando suporte à geração de treinos personalizados considerando as preferências, histórico de saúde ou lesões anteriores e objetivos de cada um. O aluno tem acesso, esteja onde estiver, à sua programação de aulas personalizadas, sua evolução e histórico e ainda pode compartilhar os seus resultados nas redes sociais.

A Cia Athletica se firmou como referência no fitness brasileiro pela seriedade e profissionalismo em seus processos. A primeira unidade foi inaugurada em 1985, em São Paulo. Instalada na Rua Kansas (Brooklin), nascia como primeiro espaço construído especialmente para abrigar uma academia de ginástica no Brasil. A mais nova é a Unidade do Clube Cultura, em Campinas. Mais informações: www.ciaathletica.com.br.

Informações para a imprensa
2PRÓ Comunicação

You may also read!

Cida Alves Sósia da Tata Werneck muda o visual durante a quarentena e fica mais loira

Cida Alves, 27, que mora no interior de São Paulo, na cidade de Bauru, aproveitou a reabertura dos salões

Read More...

The Body Shop lança linha para banho com reaproveitamento de alimentos e em formatos divertidos

  São dois novos produtos que passam a integrar o portfólio da marca: bombas com formatos de animais e blends

Read More...

Conheça a lista de 110 países que não exigem visto de brasileiros

Eles estão espalhados por todos os continentes e incluem várias nações europeias Na hora de viajar para o exterior, uma

Read More...

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.

Mobile Sliding Menu