6 dicas da Smart Fit para sair do sedentarismo

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Confira as melhores recomendações para você ter uma vida mais saudável

Na terça-feira, 10 de março, o Brasil se mobiliza para o Dia Nacional do Combate ao Sedentarismo. Para a data, a Smart Fit, maior rede de academias da América Latina, separou os melhores hábitos que podem combater esse mal que afeta quase a metade da população brasileira, de acordo com levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2018.

Para Luiz Carnevali, diretor técnico da Smart Fit, começar a se exercitar, independentemente da forma, é o primeiro passo para sair do sedentarismo, “O importante é buscar uma atividade física que você goste e criar pequenas metas a partir do seu exercício. Não podemos criar gatilhos de motivação pensando nos riscos do sedentarismo, mas nos benefícios da prática de atividade física à saúde”, aconselha o especialista.

Saia do sedentarismo

Roberto Alves de Souza Junior, professor de educação física e influenciador técnico da Smart Fit, compartilhou algumas dicas práticas e eficientes para evitar o sedentarismo.

1.Durma bem
O sono de qualidade é fundamental para acordar bem disposto. “Se a noite de sono não for de qualidade, o risco de querer se manter na cama será maior”, comenta o professor.

2.Alimentação equilibrada
A comida é o combustível do corpo e está diretamente ligada ao nosso estilo de vida. “O que comemos está relacionado a nossa condição de saúde.”

3.Pratique uma atividade física
Atividade física melhora o humor e diminui as suas chances de ficar doente. “Não se cobre tanto no início, mas também não se conforme em permanecer no mesmo lugar. Procure um profissional de Educação Física e inicie uma rotina de atividades físicas”, orienta Roberto.

4.Diminua o tempo nas telas
Substitua o tempo livre que utiliza com a televisão e o celular fazendo uma atividade ao ar livre. “Faça uma autoanálise e veja quantas horas tem passado em frente a televisão, computador e celular. Comece diminuindo esse tempo, assim você reduzirá aos poucos o seu comportamento sedentário”, aconselha.

5.Hidrate-se
Sempre vale reforçar: o consumo de água é fundamental para a saúde. “A ingestão de água diminui as chances de problemas renais, urinários e ainda garante uma melhor funcionalidade do organismo.”

6.Mude pequenos hábitos
É necessário abrir mão de costumes antigos para obter melhores resultados. “Comece mudando hábitos. Se vai ao mercado de carro, comece a ir caminhando. Se anda de ônibus, experimente descer dois pontos antes da parada de costume e finalize o percurso caminhando.”

 

Pedro Thomaz

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