Massa Muscular – Como Aumentar de Maneira Correta.

In FITNESS

Dicas Certas para Aumentar o Ganho de Massa Muscular

Quando começamos a treinar, pensamos automaticamente em aumentar nossa massa muscular e perder a massa gorda.  Em primeiro lugar, devemos lembrar que massa gorda é o peso da gordura que temos no corpo, que em quantidade certa protege nossos órgãos, mas em excesso causa diversas doenças como diabetes, doenças cardíacas, etc.

E a massa muscular é composta por músculos, órgãos, ossos e líquidos do nosso corpo. E quanto maior sua porcentagem no nosso corpo, maior e mais rápida a perda calórica.

Mas, como perder massa gorda e ganhar massa muscular?

Este processo não é tão simples e o acompanhamento médico especializado é fundamental para o equilíbrio entre os níveis de massa magra e massa gorda no organismo e

em alguns casos, devido a ineficiência alimentar, é necessário o consumo de algum suplemento alimentar.

A Dra. Bruna Marisa, médica pós graduada e membro da S.B.E.M., explica que para ganhar massa muscular, deve-se fazer exercícios de musculação na academia, respeitando as orientações do treinador e seguir uma alimentação rica em proteínas, sendo muito importante dar tempo para o músculo descansar, para que possa crescer.

Ela também deixa algumas dicas que considera importantes e vão ajudar muito quem quer aumentar o ganho da massa muscular:

  • Treinar de 3 a 5 vezes por semana. Isso é importante porque o mesmo grupo muscular só deve ser exercitado 1 ou 2 vezes.
  • Revisar as séries a cada 4 semanas para acrescentar e aumentar a intensidade dos exercícios e também aumentar os desafios.
  • Não utilizar mais do que 65 % da carga máxima que se aguenta em uma única repetição com aumento progressivo.
  • Fazer os exercícios de maneira lenta para que possa sentir cada movimento do músculo e não parar quando sentir dor, pois é quando o músculo começa as fibras brancas que levam a hipertrofia.
  • A perda massa muscular pode ser observada em apenas 15 dias sem treino, por isso é importante que você seja constante e não pare os exercícios mesmo depois de se atingir a massa muscular pretendida.

Dra. Bruna Marisa Soares é especialista em Clínica Médica, pós graduada e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Pós Graduada em Medicina Ortomolecular e possui cursos de Medicina Esportiva, onde atua.

Ela também é Médica do Complexo Hospitalar São Francisco e da Santa Casa De Misericórdia de BH.

Está à disposição para esclarecer dúvidas, colaborar com artigos exclusivos, pautas, entrevistas.

Instagram: @drabrunamarisa

Facebook: http://facebook.com/drabrunamarisa

Site: http://drabrunamarisa.site/wp/

 

Marcela Melo
Assessora de Imprensa

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