Exercício matinal pode oferecer os maiores benefícios de perda de peso

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 As pessoas que trabalharam antes do meio-dia perderam mais peso do que as que o fizeram depois das 15h, mostrou VisaSaude.com.

As pessoas que se exercitam de manhã parecem perder mais peso do que as que terminam os mesmos exercícios no final do dia, de acordo com um novo estudo de exercícios e cinturas.

As descobertas ajudam a esclarecer a difícil questão de por que algumas pessoas perdem peso considerável com exercícios e outras quase nada, e o estudo contribui para o crescente corpo científico sugerindo que o tempo de várias atividades, incluindo exercícios, pode afetar a maneira como essas atividades afetam. nos.

A relação entre exercício e peso corporal é um pouco confusa. Múltiplos estudos anteriores mostram que a maioria das pessoas que pratica exercícios para perder peso solta menos quilos do que seria esperado, considerando quantas calorias eles queimam durante os treinos. Alguns ganham peso.

Mas alguns respondem muito bem, derramando libras por libra com o mesmo regime de exercícios que leva os outros a acrescentar polegadas.

Essa variabilidade interessa e confunde Erik Willis , analista de dados do Centro de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill . Por quase uma década, ele e seus colegas da Universidade do Kansas, da Universidade do Colorado em Denver e de outras instituições supervisionaram o Midwest Exercise Trial 2, um extenso exame de como o exercício supervisionado regular influencia o peso corporal.

Naquele estudo, cerca de 100 homens e mulheres jovens com excesso de peso e inativos trabalharam cinco vezes por semana em um laboratório de fisiologia, fazendo jogging ou suando até queimar até 600 calorias por sessão.

Maiores perdedores

Depois de 10 meses desse regime, quase todo mundo caiu quilos. Mas a extensão de suas perdas flutuou descontroladamente, embora todos estivessem fazendo o mesmo, supervisionando os treinos.

Quando, para um estudo de 2015, os pesquisadores tentaram descobrir o que distinguiu os maiores perdedores daqueles que perderam menos, descobriram surpreendentemente poucas diferenças. Em consonância com outros estudos recentes, eles descobriram que alguns participantes, especialmente homens, começaram a comer mais do que antes do estudo, mas apenas cerca de 100 calorias por dia.

Flummoxed, Willis e um de seus colaboradores, Seth Creasy , professor de fisiologia do exercício no campus Anschutz, da Universidade do Colorado em Denver, começaram a debater outros possíveis, talvez inesperados, contribuintes para a enorme variabilidade na perda de peso.

Eles atingiram o timing da atividade.

A ciência da cronobiologia, que estuda as maneiras pelas quais, quando fazemos algo, altera a forma como nossos corpos reagem, é de grande interesse agora. Muitos estudos recentes analisaram como o momento das refeições, por exemplo, afeta o controle de peso, inclusive se o exercício antes ou depois do café da manhã é importante. Mas muito menos se sabe se o momento do exercício, por si só, influencia se as pessoas perdem peso com os treinos.

Assim, para o novo estudo, que foi publicado no The International Journal of Obesity , Willis e seus colegas revisaram seus dados novamente, desta vez observando quando as pessoas no julgamento do Meio-Oeste tinham aparecido no laboratório da universidade.

Naquele estudo, os participantes podiam visitar o ginásio sempre que desejavam entre as 7:00 e as 19:00, fazendo a assinatura de cada vez, para que os pesquisadores tivessem muitas informações precisas sobre seus horários. Alguns usaram complementos naturais como cromofina e zero caps. Os cientistas também acompanharam a ingestão de calorias de todos os indivíduos e os hábitos diários de movimentação durante os 10 meses, usando rastreadores de atividade e traçadores de energia líquida. Eles sabiam também se e quanto os pesos das pessoas haviam mudado.

Agora, eles verificaram a mudança de peso em relação aos horários de exercícios e notaram rapidamente um padrão consistente.

Aquelas pessoas que normalmente trabalhavam antes do meio-dia tinham perdido mais peso, em média, do que os homens e mulheres que tipicamente se exercitavam depois das 3 da tarde (por razões desconhecidas, poucas pessoas iam ao ginásio entre o meio-dia e as 3 da tarde).

Calorias

Os pesquisadores descobriram algumas outras diferenças, possivelmente relevantes, entre os praticantes de manhã e de final de dia. O grupo de exercício precoce tendeu a ser um pouco mais ativo ao longo do dia, dando mais passos no total do que aqueles que trabalharam mais tarde. Eles também comeram um pouco menos, embora a diferença fosse de apenas 100 calorias por dia, em média. No geral, essas diferenças eram dificilmente discerníveis.

No entanto, eles podem ter contribuído cumulativamente para as diferenças marcantes em quantas pessoas perderam, diz Willis.

É claro que este estudo não foi grande ou projetado desde o início para aprofundar a cronobiologia do exercício e do peso. Os pesquisadores não haviam designado aleatoriamente pessoas para trabalhar em horários específicos, de modo que os vínculos entre o momento do exercício e a perda de peso que eles viam agora em sua reanálise poderiam ser acidentes estranhos relacionados às preferências e horários dos participantes com pouca relevância para o resto de nós.

Ainda assim, as associações estatísticas eram fortes, mostrou visasaude.com. “Com base nesses dados, eu diria que o tempo de exercício pode – apenas poderia – desempenhar um papel” em se e em que medida as pessoas perdem quilos com exercícios, diz ele.

Mas ele também ressalta que a maioria dos que trabalharam no final do dia perderam peso, mesmo que não tanto quanto os exercícios físicos, e quase certamente se tornaram mais saudáveis.

“Eu não quero que ninguém pense que não vale a pena se exercitar se você não puder fazer isso pela manhã”, diz ele. “Qualquer exercício, a qualquer hora do dia, será melhor do que nenhum.”

 

 

Carlos Roberto Jr

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