Casa de Criadores 45 – Dia 4

In ATUALIDADES

O balanço do quarto dia de evento

O sábado da 45° edição da Casa de Criadores foi marcada pelos estilos autênticos dos desfiles da noite. Abrindo o penúltimo dia, a P.O.T.E fez sua estréia na Casa de Criadores com sua performance emocionante, convidando o público da escadaria da Praça à reflexão sobre o sistema penitenciário do Brasil. Na sala de desfiles, o Projeto LAB apresentou Bispo dos Anjos, Jal Vieira, Rainha Nagô e KOIA, que foram seguidos por Vivão, Estileras, Ken-gá e Rafael Caetano. O Brechó Replay fez, literalmente, uma festa na passarela, com direito a balões, hambúrgueres e música ao vivo. Por fim, Vicente Perrota encerrou a noite de desfiles com sua performance na escadaria da Praça das Artes.
Novamente, o upcycling foi a grande estrela da noite, mostrando que a moda pode ser sustentável e ainda assim, atual.

P.O.T.E
O projeto Estamparia Social estreou com a P.O.T.E (possibilidade, oportunidade, trabalho, egresso). O idealizador do projeto, Robson Mateus, desenvolveu peças utilitárias com materiais base sustentáveis, além do algodão 100% orgânico e cânhamo. Todas as peças são confeccionadas por egressos do sistema penitenciário, que através do Estamparia Social recebem capacitação profissional.

BISPO DOS ANJOS
Apresentando novas silhuetas, a coleção mergulha dentro do trajar feminino e resgata desse universo elementos que já fizeram parte das vestes masculinas. Unificando tais elementos, a proposta é remover das roupas a função de marcador separatista entre gêneros”, explica o criador. A marca passou por um ano de pesquisa e busca por um fechamento de sua identidade, e este primeiro desfile representa, segundo Hudson, o amadurecimento e conclusão de uma proposta inicial.

JAL VIEIRA
Marca que elabora roupas buscando sempre o experimento de novas matérias primas e técnicas artesanais, sem abrir mão da sofisticação

RAINHA NAGÔ
Marca especializada em moda urbana, focada em trazer ao seu público a experiência de quebrar paradigmas, já que trabalha exclusivamente com o universo plus size.

KOIA
Com traços minimalistas e de alta costura, a KOIA apresentou a coleção Devota, dentro do projeto LAB.

VIVÃO
A marca do estilista baiano Alexandre Francisco estreia no evento com uma performance inspirada no filme Blade Runner 2049, que se passa num futuro caótico onde é criada uma nova raça de ” humanos”, fabricados para fins escravocratas. O filme levanta questões que fazem uma analogia aos dias atuais, nos quais minorias sociais como pessoas não binárias e transexuais, entre outros, vivem incompreendidos e criminalizados por uma sociedade preconceituosa

KEN-GÁ
Uma marca autoral criada por Livia Barros e Janaina Azevedo em 2016. A marca se destacou nos seus primeiros meses de vida vestindo boa parte do showbiz nacional e sendo fotografada pelos principais veículos de moda brasileiros, Elle, Maria Claire, Contigo, Trip e Vogue. Pensa num corpo livre e pronto pra tudo, fora dos padrões e busca trazer beleza e conforto aos mais diversos tipos de corpos, através de intrínseca pesquisa de tecidos, investindo em materiais sustentáveis e tecidos reciclados.

ESTILEIRAS
Apresentaram os Manuais Estileras, que exploraram as premissas de um desfile através da linguagem da performance, realçando os processos e seu fator colaborativo, a fim de exaltar nossas colaboradoras, discutir sobre as estruturas da moda e da arte, repensar nosso imaginário com novas possibilidades e aproximar vida e arte. A marca montou a coleção ao vivo e na hora em uma performance de 6 horas. Os processos de estamparia, maquiagem e roupas foram abertos e culminaram em um desfile.

RAFAEL CAETANO
Focada no público gay, a marca completa uma década no ano de 2019. As primeiras vendas surgiram logo após a primeira participação do estilista no Fashion Mob, concurso promovido pela Casa de Criadores, antes mesmo do designer ingressar na Faculdade Santa Marcelina, de onde sairia, 4 anos depois,formado em Desenho de Moda. Caetano promove o engajamento à sua marca através de discursos politizados de forma irreverente e divertida, que refletem o momento atual.

BRECHÓ REPLAY
É um coletivo de estilistas e artistas que vêm desempenhando um importante papel dentro do line-up da Casa de Criadores, através de seus desfiles-performance. Moda, política, gênero, identidade e diversas outras questões são abordadas pelo grupo através de várias linguagens e formatos.

VICENTE PERROTA
Criar peças de vestuário que rompam com os padrões impostos pela indústria cultural que apontam para as exclusões dos corpos ‘abjetos’. Abjeção nos termos da filósofa Judith Butler, isto é, corpos que não se encaixam nos padrões de uma existência corporal eurocêntrica, magra, branca, binária e cisgênera.

E ainda, o evento conta com programação cultural todos os dias promovido pelo patrocinador master da edição, a Sou de Algodão, com oficinas, talks e exposição. As oficinas são realizadas em parceria com a Re-roupa e com o apoio de grandes marcas: Cataguases, Farm, G. Vallone, HC Brasil, Vicunha e Zune. São 40 vagas abertas, por dia, e os participantes poderão levar para a casa a peça que confeccionarem. Já os talks serão temáticos e interativos, com 80 vagas por dia. As inscrições podem ser feitas a partir deste link: bit.ly/soudealgodao

CALENDÁRIOS DE DESFILES

06 de julho (sábado)
Escadaria 17h
POTE
Sala de Desfile 18h
Projeto Lab – Bispo dos Anjos | Jal Vieira | Rainha Nagô | KOIA
Vivão
Estileras
Rafael Caetano
Ken-gá
Escadaria 20h30
Vicente Perrotta
Escadaria 21h
Brechó Replay

08 de julho (segunda-feira)
20h30
Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores
Fernando Cozendey
Heloisa Faria
Silvério
Alex Kazuo
Isaac Silva

Para mais informações do evento:
Facebook – http://www.facebook.com/casadecriadores/
Instagram -http://www.instagram.com/casadecriadores/
Twitter – http://twitter.com/casadecriadores
Youtube – http://www.youtube.com/user/casadecriadores1

Casa de Criadores
www.casadecriadores.com.br
Agência Lema

You may also read!

Musa do Brasiliense, Kelly Holliver, posa pra revista masculina

Depois de 7 anos após protagonizar dois ensaios sensuais com a camisa do Brasiliense, a modelo Kelly Holliver, está

Read More...

Marcos Pasquim, Simone Sampaio e Júnior Pacheco visitam atelier de artista em Maria da Fé

O artista e empreendedor Leonardo Bueno, responsável por Obras que são facilmente encontradas nos cenários das novelas da Globo

Read More...

América Latina lança coleção de biquínis inspirados em Aruba em homenagem ao Dia Mundial do Biquíni

Estilistas do Brasil, da Colômbia, do Chile, da Argentina e do Peru se reuniram em Aruba para o lançamento

Read More...

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.

Mobile Sliding Menu